Search
Entre em Contato

Como prevenir fraudes digitais em meio à Black Friday da inclusão bancária

Blog Post11/22/2021
Blog Posts
Imagem mostrando Como prevenir fraudes digitais em meio à Black Friday da inclusão bancária

À medida em que mais consumidores participam de compras de fim de ano, as empresas devem se preparar para um aumento nas tentativas de golpes na web

Mais de 67 milhões de novas contas bancárias foram abertas este ano. Muitos brasileiros, que antes eram "invisíveis" para o setor financeiro, agora têm acesso ao mercado consumidor por meio de crédito, débito, PIX e outras transações.1

A inclusão bancária traz vários benefícios, mas também cria oportunidades para fraudadores atacarem as vulnerabilidades de novos correntistas, que podem facilmente virar vítimas de golpes compartilhando seus dados pela internet. O surgimento desse grupo, capacitado para consumir, trará novos compradores para a Black Friday deste ano. Consequentemente, as empresas terão que fortalecer os sistemas de cibersegurança frente ao aumento do uso de canais digitais.

Como este grupo não tem histórico de dados negativos, instituições financeiras (e empresas de outros setores) não podem avaliá-los com base em comportamentos anteriores. Isso torna a validação dos dados cadastrais dos consumidores essenciais para a efetiva prevenção de fraudes.

Em relação à última análise trimestral de fraudes da TransUnion sobre transações originárias do Brasil, o segmento de viagens & lazer registrou o maior aumento de tentativas suspeitas de fraude, com aumento de 255,1%.

A ameaça virtual mais frequente é o phishing — um dos crimes cibernéticos mais comuns, atualmente. Esse tipo de golpe visa chamar a atenção do consumidor (especialmente na Black Friday) usando links maliciosos disfarçados de promoções – como se fossem iscas – daí o termo "phishing".

Como combater fraudes digitais

Sempre comprometida em apoiar o mercado brasileiro com produtos inovadores e eficazes, a TransUnion apresenta o ZipOnline, uma solução que fornece dados cadastrais às empresas para ajudar a mitigar os mais diversos tipos de fraudes, desde phishing até identidades sintéticas.

O ZipOnline possuí informações de mais de 229 milhões de CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas), levando os dados demográficos, geográficos, de qualificação e de contato desses consumidores para um banco de dados centralizado, que pode ser acessado através da web. Isso proporciona facilidade e simplicidade na obtenção de insights de perfil de consumo, ajudando as empresas a fazer análises mais concretas e assertivas para minimizar riscos.

Diante da Black Friday, com previsão de aumento acentuado nas transações de comércio eletrônico e no uso de crédito para compras, as empresas devem se prevenir de forma eficaz contra fraudes sem prejudicar a experiência do usuário. É importante que os consumidores tenham condição de adquirir produtos e promoções sem burocracia e, acima de tudo, atritos.

*Marcelo Leal é Diretor de Soluções da TransUnion Brasil.

Quer saber como a TransUnion pode ajudá-lo a combater fraudes digitais? Ir para:
ZipOnline

Para obter mais informações sobre o estudo Quartely Fraud, visite:
http://transu.co/6005J56LL


1https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/11/poupanca-social-digital-atinge-a-marca-de-100-milhoes-de-contas

Aviso :
As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.

Para detalhes completos sobre qualquer produto mencionado, visite www.transunion.com.br. Este site é regido pela Política de Privacidade da TransUnion, localizada em https://www.transunion.com.br/legal/privacy-policy. Quaisquer recomendações ou análises pré-formadas ou fornecidas no site não  garantem resultados futuros. Antes de tomar de decisões no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, consulte um consultor financeiro.

Entre em Contato

* Campo obrigatório

Concordo em receber comunicações digitais da TransUnion, e estou ciente de que posso cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link de cancelamento fornecido nas comunicações por e-mail.
Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso para saber quem somos, como coletamos e usamos suas informações pessoais e como você pode exercer seus direitos de privacidade.
IMPORTANTE: Todos os campos são obrigatórios no formulário.