Search
Entre em Contato

Tentativas de Fraude Digital em Serviços Financeiros Aumentam 612% no Brasil à Medida que Transações Digitais Crescem

Blog Post08/12/2021
Blog Posts
Imagem mostrando Tentativas de Fraude Digital em Serviços Financeiros Aumentam 612% no Brasil à Medida que Transações Digitais Crescem

Da mesma forma que mais consumidores passaram a usar plataformas online para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentaram seus esforços com foco no setor de serviços financeiros, aponta a nova pesquisa da TransUnion. Ao comparar as transações originadas no Brasil, o percentual de suspeitas de tentativas[1] de fraude digital contra empresas de serviços financeiros cresceu 612% na comparação entre os últimos quatro meses de 2020 (1º de setembro a 31 de dezembro) aos primeiros quatro meses de 2021 (1º de janeiro a 1º de maio).  Globalmente, o índice de tentativas de fraude digital em serviços financeiros aumentou 149%.

“A taxa de tentativas de fraude está aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde ocorrem as transações de maior valor”, diz Shai Cohen, vice-presidente sênior de Soluções de Fraude Global da TransUnion. “Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas deixem claro que este não é o momento para relaxar,” completa.

O início da pandemia está associado à mudança de comportamento do consumidor e novas ameaças de fraude

Um marketplace seguro é de particular importância, já que a COVID-19 acelerou a mudança para as transações financeiras digitais. No fim de setembro de 2020, a TransUnion identificou que 40% dos consumidores com conta bancária afirmaram estar usando plataformas digitais com mais frequência desde o início da pandemia. A mesma pesquisa revelou que 60% dos consumidores realizam a maior parte das suas transações financeiras via aplicativos de celular.

“À medida que a economia começa a se abrir e a ter um desempenho melhor, as empresas precisam garantir que estão fornecendo um ambiente seguro, que ofereça experiências adequadas aos consumidores” ponta Cohen

Os insights de fraudes globais da TransUnion são baseados na inteligência de bilhões de transações – e mais de 40.000 sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o TransUnion TruValidate™.

Os estudos revelam que o percentual de suspeitas de tentativas de fraudes digitais em todos os setores no Brasil cresceu 53%, quando comparados os últimos quatro meses de 2020 com os primeiros quatro meses de 2021. Ainda assim, a mesma descoberta mostrou que nem todos os setores são atacados com a mesma intensidade quando o assunto é fraude.

q2 2021 infographic

Link para o infográfico

Setores visados emergem enquanto a taxa de tentativas aumenta

Uma análise com os maiores aumentos e quedas no percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital, comparando os períodos de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro a 1º de maio de 2021, mostra que no Brasil o setor financeiro foi o que registrou maior aumento de tentativas de suspeita de fraude digital, + 612%, seguido pelo setor de logística, com + 38%.

O setor de telecomunicações obteve a maior redução na taxa de suspeita de tentativa de fraude, -82,03%, seguido pelo varejo (-37,89%).

“Uma dinâmica interessante está acontecendo, já que vemos outros setores enfrentando muito menos tentativas de fraudes do que o foi observado nos serviços financeiros”, afirma Melissa Gaddis, Diretora Sênior de Sucesso de Clientes da TransUnion.

Principais aumentos e reduções na taxa de suspeitas de fraudes digitais por indústria no Brasil

Setor

Mudança na porcentagem de suspeitas de fraude

Principal tipo de fraude - globalmente

Maiores aumentos de porcentagem

Setor financeiro

611,95%

Roubo de identidade

Logística

38,23%

Fraude de envio

Maiores reduções de porcentagem

Telecomunicações

-82,03%

Fraude com cartão de crédito

Varejo

-37,89%

Promoção abusiva

Um olhar aprofundado nos principais tipos de fraudes impactando os serviços financeiros

Para a TransUnion, o verdadeiro roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude de cadastro e à apropriação de contas:

  1. Fraude de cadastro: um consumidor se recusa a pagar dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso.
  2. Apropriação de conta: alguém, que não seja o proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada.

A executiva Melissa Gaddis, da TransUnion, explica as implicações que esses ataques de fraudes direcionados têm para as empresas que visam mitigar fraudes: “A principal lição para as companhias é que os fraudadores não ameaçam todos os setores da mesma forma. Geralmente, selecionam um segmento baseado na época do ano ou escolhem corporações que estejam registrando mais transações. Às vezes, tentativas de fraudes são conduzidas de forma aleatória, simplesmente para verificar se as empresas estão preparadas para enfrentar esses desafios.”

Como nosso pacote de soluções TruValidate ajuda negócios a detectar e prevenir fraudes

A solução global de prevenção à fraudes da TransUnion combinam consumidores e dispositivos para detectar ameaças em todos os mercados e, ao mesmo tempo, oferecer experiências adequadas ao usuário. As soluções do pacote TransUnion TruValidate unem ciência de dados tradicionais com aprendizado de máquina para oferecer insights únicos sobre transações de consumidores, protegendo dezenas de milhões de transações todos os dias.

1 A porcentagem ou taxa de suspeitas de tentativas de fraude digital, são aquelas que os clientes da TransUnion negaram ou pediram revisão por conterem indicadores suspeitos em comparação com todas as transações já identificadas como fraudulentas.

Aviso :
As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.

Para detalhes completos sobre qualquer produto mencionado, visite www.transunion.com.br. Este site é regido pela Política de Privacidade da TransUnion, localizada em https://www.transunion.com.br/legal/privacy-policy. Quaisquer recomendações ou análises pré-formadas ou fornecidas no site não  garantem resultados futuros. Antes de tomar de decisões no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, consulte um consultor financeiro.