A adoção de transações digitais pelo consumidor era uma tendência bem antes da COVID-19, mas aumentou significativamente na esteira da pandemia. Embora isso tenha sido uma tábua de salvação para muitas empresas, também abriu a porta para o aumento na fraude digital em diferentes níveis. Para empresas voltadas para o consumidor, nunca houve tanta necessidade de ajustar e oferecer uma experiência realmente sem atrito para o usuário, que simultaneamente permita transações digitais tranquilas, autenticação forte e medidas de prevenção de fraude.
Para entender melhor como empresas em todo o mundo estão navegando nesse cenário de consumo digital em evolução, marcado pelo aumento de fraudes, a The Economist Intelligence Unit, em um estudo patrocinado pela TransUnion, entrevistou recentemente 1.610 executivos de 12 economias diferentes: Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, República Dominicana, Hong Kong, Índia, Filipinas, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
Compilados no relatório Novas dimensões de mudança: construindo confiança em um cenário de consumo digital, os resultados revelam as percepções dos líderes das empresas sobre a inclusão econômica global, a prevenção de fraude e a privacidade do consumidor. A pesquisa explora as tecnologias emergentes que estão prontas para ajudar as empresas a superar obstáculos — ou talvez introduzir novos desafios — na construção da confiança digital.
1. O impacto das identificações digitais nacionais e da biometria na mobilidade econômica
Os programas de identificação digital, presentes de alguma forma em pelo menos 70 países do mundo, garantem que cada residente tenha uma identidade digital, e muitos deles dependem de dados biométricos para autenticação. O que os líderes de empresas em todo o mundo pensam sobre as identificações digitais nacionais se tornarem mais difundidas, e quais são suas expectativas para o futuro da biometria?
2. As potenciais repercussões da desigualdade entre versões de celulares
As empresas estão percebendo que os clientes precisam se sentir seguros e protegidos para participar plenamente da economia digital, mas muitos(as) entrevistados(as) acham que a assimetria entre as versões de dispositivos móveis é uma barreira significativa para as empresas.
3. O papel da inteligência artificial nas transformações digitais
Mais da metade dos(as) entrevistados(as) já realizou mudanças em seus processos de transação desde a COVID-19, e 85% acreditam que transações tranquilas são essenciais para a sobrevivência de uma empresa. Saiba o que eles(as) pensam sobre o papel que a inteligência artificial desempenhou e continuará a desempenhar enquanto as empresas continuam a buscar transformações digitais.
4. Superapps e carteiras digitais são o futuro do comércio digital
Superapps podem ser um divisor de águas para marcas voltadas para o consumidor, e as carteiras digitais devem ter um impacto significativo na receita. O que mais os entrevistados têm a dizer sobre as potenciais vantagens e riscos de segurança dessas inovações no futuro do comércio digital?
Os resultados dessa pesquisa mostram que os consumidores de hoje querem transações mais simples. Por isso, as empresas devem oferecer experiências de transações digitais que sejam tranquilas, convenientes e inclusivas, mas também privadas e seguras. É imperativo que as companhias adotem novas tecnologias e transformações digitais agora. No entanto, isso muitas vezes vem com um certo nível de risco. É por isso que a TransUnion está comprometida em oferecer soluções sem atrito que podem ajudar a viabilizar a construção da confiança entre empresas e consumidores.
Clique aqui para ler o relatório completo da TransUnion e da The Economist Intelligence Unit: Novas dimensões de mudança: construindo confiança em um cenário de consumo digital.
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