Search
Entre em Contato

Inclusão de PMEs: Solução para análise de crédito Book 3D PJ permite avaliação de risco e auxilia negócios de corporações

Por TransUnion
Blog Post08/27/2021
Blog Posts
Imagem mostrando Inclusão de empresas PMEs no mercado: Solução para análise de crédito Book 3D PJ

Nesse novo artigo da série TransUnion, a personagem, que chamaremos de Bruna, nos leva a conhecer uma jornada em que grandes corporações conseguem melhorar a análise de empresas de pequeno porte e com pouco histórico de mercado, que buscam por linhas de crédito, seguros e consumo.

Bruna acabou de assumir o cargo de gerente de risco de crédito em uma grande empresa. Por causa da pandemia, eles perderam vários contratos recorrentes e estão buscando novas oportunidades de receita.

Se, por um lado, a pandemia trouxe perdas, por outro, não é segredo para ninguém que gerou grandes oportunidades de negócios com as empresas conhecidas como PMEs (Pequenas e Médias Empresas). De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, em 2020, foram registradas 4 milhões de novas micro e pequenas empresas no Brasil. E, mesmo em meio ao agravamento da pandemia, mais de 1 milhão de empresas do mesmo porte foram abertas entre janeiro e abril deste ano. Isso demonstra um aquecimento no mercado das pequenas empresas no país.

Atenta ao cenário atual e ao fato de que as pequenas empresas são clientes que utilizam principalmente produtos de prateleira e têm um tipo de venda que permite uma capilarização exponencial, a empresa da Bruna criou diversos produtos para este público. No entanto, a nova gerente de risco de crédito está enfrentando um dilema: a análise de crédito de micro e pequenas empresas, seja no processo de onboarding, subscrição ou gestão, é mais desafiadora.

Muitos destes estabelecimentos não têm um histórico de crédito relevante ou informações suficientes para a tomada de decisão. Além disso, só informações sobre a Pessoa Jurídica em si não são suficientes uma vez que, nestes casos, é extremamente comum que “o bolso dos donos” se confunda com “o bolso da empresa.” Por conta destes obstáculos, os dados tradicionais de bureau não atendem à necessidade da Bruna.

Foi com base nesse cenário de mercado que a TransUnion criou o Book 3D PJ, que apresenta um conjunto de 59 atributos sobre empresas e seus sócios, permitindo a avaliação de risco de pessoas jurídicas, principalmente de micro, pequenas e médias empresas.

A nova solução da TransUnion analisa os dados da empresa que indicam a adesão ao SIMEI (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional), o valor do faturamento presumido, sua atividade no mercado, características da localização do negócio, informações comportamentais e do quadro social. Além disso, a solução traz informações abrangentes que permitem ao avaliador analisar se os sócios têm experiência no ramo no qual atuam, há quanto tempo estão na empresa, o histórico comportamental de crédito de cada um deles, dentre uma ampla variedade de outros fatores. Por fim, ainda ajuda a mapear os possíveis riscos adjacentes que podem influenciar na continuidade dos negócios.

Com a solução Book 3D PJ da TransUnion, grandes corporações conseguem explorar o potencial mercado das pequenas empresas com mais segurança e conhecimento, melhorando seus negócios e auxiliando na mitigação de possíveis riscos. E, com essa solução, novas oportunidades de crescimento poderão ser abertas para as pequenas empresas brasileiras. O resultado é o auxílio na geração de um círculo virtuoso de oportunidades e inclusão para empresas de diferentes portes e segmentos, impactando positivamente a economia brasileira.

- Por Luisa Cherobim, Head de Analytics e Data Insights da TransUnion Brasil


Dados extraídos de:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/mais-de-620-mil-micro-e-pequenas-empresas-foram-abertas-em-2020
https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2021/06/02/mais-de-1-milhao-de-micro-e-pequenas-empresas-foram-abertas-no-pais-em-quatro-meses-aponta-sebrae.ghtml

Quer saber mais sobre essa e outras soluções de Analytics da TransUnion? Acesse:

Soluções de Analytics e Dados Alternativos

Aviso :
As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.

Para detalhes completos sobre qualquer produto mencionado, visite www.transunion.com.br. Este site é regido pela Política de Privacidade da TransUnion, localizada em https://www.transunion.com.br/legal/privacy-policy. Quaisquer recomendações ou análises pré-formadas ou fornecidas no site não  garantem resultados futuros. Antes de tomar de decisões no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, consulte um consultor financeiro.