Search
Entre em Contato

Administradora de Consórcio otimiza o processo de contemplação e aumenta opções de cartas de crédito

TransUnion
Case12/22/2021
Cases
Administradora de Consórcio otimiza o processo de contemplação e aumenta opções de cartas de crédito

DIMINUIÇÃO DE 7 PARA 1 DIA NO PROCESSO DE CONTEMPLAÇÃO DE CONSÓRCIOS

DIMINUIÇÃO DE 7 PARA 1 DIA NO PROCESSO DE CONTEMPLAÇÃO DE CONSÓRCIOS

MELHOR CATEGORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DESBANCARIZADA

MELHOR CATEGORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DESBANCARIZADA

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE PRODUTOS

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE PRODUTOS


O DESAFIO

Empresa especializada em administração de consórcios identificou um gargalo em sua política de relacionamento com clientes. Independentemente do grau de fidelização e do comportamento de crédito, todos eram categorizados e tratados da mesma maneira pela companhia. Isso levava à desorganização no processo de decisão de contemplação do consórcio, que burocratizava e encarecia a operação. Era preciso conhecer o cliente, classificando-o em uma diversidade de perfis que oferecesse parâmetros para facilitar a automação de partes do processo. Havia também um grande número de clientes não bancarizados, como profissionais autônomos, que não eram atendidos pela empresa.

O resultado desejado pela companhia seria o enriquecimento da sua base de dados, com uma organização de informações que permitisse categorizar os clientes do consórcio. Exemplo dessa mudança necessária era o fato de os consumidores habituais da empresa - ou que tinham perfis de crédito identificáveis - levarem o mesmo tempo que qualquer cliente para serem contemplados: sete dias. Além disso, sem parâmetros, o processo ficava sujeito a avaliações e critérios pessoais.

Esse cenário demandava um processo de contemplação ágil, evitando a perda de clientes para concorrentes com processos decisórios mais atraentes. Além disso, havia a necessidade de aumentar o nível de satisfação dos clientes atuais a partir da categorização em perfis, que direciona a uma nova régua de atendimento.

A SOLUÇÃO

Através das soluções de Atributos PF/PJ e do ZipOnline, foi possível enriquecer a base de dados dos clientes da administradora de consórcios com informações de renda presumida e perfis de consumo e crédito, resultando na classificação de clientes de acordo com seus perfis. A partir dessa categorização foi montada uma estrutura de automatização de crédito, que determina procedimentos diferentes para cada perfil de consumidor. Todo o processo levou cerca de dois meses.

O RESULTADO

Com mais informações sobre os clientes, a empresa diminuiu a duração do processo de contemplação de sete para apenas um dia, otimizando a operação em recursos de tempo e de custos. O impacto também se fez sentir entre a grande fatia de clientes não bancarizados, antes recusados pela organização. Agora, essas pessoas têm acesso a opções de cartas de crédito, permitindo que adquiram bens e alcancem a serviços que não estavam ao alcance por impedimentos de crédito.

“Com a atuação da TransUnion, pessoas que não são bancarizadas e que eram recusadas em consórcios agora têm a opção de adquirir cartas de crédito, uma vez que a empresa passou a analisar os dados alternativos desses consumidores para compreender suas necessidades e seu comportamento, oferecendo à população mais acesso a bens e serviços." - Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion Brasil.

Versão do Estudo de Caso para Download

Administradora de Consórcio otimiza o processo de contemplação

Baixe aqui

Para saber mais sobre as soluções da TransUnion para Instituições Financeira

Clique Aqui

Aviso :
As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.

Para detalhes completos sobre qualquer produto mencionado, visite www.transunion.com.br. Este site é regido pela Política de Privacidade da TransUnion, localizada em https://www.transunion.com.br/legal/privacy-policy. Quaisquer recomendações ou análises pré-formadas ou fornecidas no site não  garantem resultados futuros. Antes de tomar de decisões no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, consulte um consultor financeiro.

Preencha o formulário abaixo.

* Campo obrigatório

Concordo em receber comunicações digitais da TransUnion, e estou ciente de que posso cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link de cancelamento fornecido nas comunicações por e-mail.
Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso para saber quem somos, como coletamos e usamos suas informações pessoais e como você pode exercer seus direitos de privacidade.
IMPORTANTE: Todos os campos são obrigatórios no formulário.