Administradora de Consórcio otimiza o processo de contemplação e aumenta opções de cartas de crédito

Administradora de Consórcio otimiza o processo de contemplação e aumenta opções de cartas de crédito

DIMINUIÇÃO DE 7 PARA 1 DIA NO PROCESSO DE CONTEMPLAÇÃO DE CONSÓRCIOS

DIMINUIÇÃO DE 7 PARA 1 DIA NO PROCESSO DE CONTEMPLAÇÃO DE CONSÓRCIOS

MELHOR CATEGORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DESBANCARIZADA

MELHOR CATEGORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DESBANCARIZADA

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE PRODUTOS

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE PRODUTOS


O DESAFIO

Empresa especializada em administração de consórcios identificou um gargalo em sua política de relacionamento com clientes. Independentemente do grau de fidelização e do comportamento de crédito, todos eram categorizados e tratados da mesma maneira pela companhia. Isso levava à desorganização no processo de decisão de contemplação do consórcio, que burocratizava e encarecia a operação. Era preciso conhecer o cliente, classificando-o em uma diversidade de perfis que oferecesse parâmetros para facilitar a automação de partes do processo. Havia também um grande número de clientes não bancarizados, como profissionais autônomos, que não eram atendidos pela empresa.

O resultado desejado pela companhia seria o enriquecimento da sua base de dados, com uma organização de informações que permitisse categorizar os clientes do consórcio. Exemplo dessa mudança necessária era o fato de os consumidores habituais da empresa - ou que tinham perfis de crédito identificáveis - levarem o mesmo tempo que qualquer cliente para serem contemplados: sete dias. Além disso, sem parâmetros, o processo ficava sujeito a avaliações e critérios pessoais.

Esse cenário demandava um processo de contemplação ágil, evitando a perda de clientes para concorrentes com processos decisórios mais atraentes. Além disso, havia a necessidade de aumentar o nível de satisfação dos clientes atuais a partir da categorização em perfis, que direciona a uma nova régua de atendimento.

A SOLUÇÃO

Através das soluções de Atributos PF/PJ e do ZipOnline, foi possível enriquecer a base de dados dos clientes da administradora de consórcios com informações de renda presumida e perfis de consumo e crédito, resultando na classificação de clientes de acordo com seus perfis. A partir dessa categorização foi montada uma estrutura de automatização de crédito, que determina procedimentos diferentes para cada perfil de consumidor. Todo o processo levou cerca de dois meses.

O RESULTADO

Com mais informações sobre os clientes, a empresa diminuiu a duração do processo de contemplação de sete para apenas um dia, otimizando a operação em recursos de tempo e de custos. O impacto também se fez sentir entre a grande fatia de clientes não bancarizados, antes recusados pela organização. Agora, essas pessoas têm acesso a opções de cartas de crédito, permitindo que adquiram bens e alcancem a serviços que não estavam ao alcance por impedimentos de crédito.

“Com a atuação da TransUnion, pessoas que não são bancarizadas e que eram recusadas em consórcios agora têm a opção de adquirir cartas de crédito, uma vez que a empresa passou a analisar os dados alternativos desses consumidores para compreender suas necessidades e seu comportamento, oferecendo à população mais acesso a bens e serviços." - Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion Brasil.

Versão do Estudo de Caso para Download

Para saber mais sobre as soluções da TransUnion para Instituições Financeira

Aviso

As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.

Para detalhes completos sobre qualquer produto mencionado, visite transunion.com.br. Este site é regido pela Política de Privacidade da TransUnion, localizada em transunion.com.br/legal/lgpd/politica-de-privacidade. Quaisquer recomendações ou análises pré-formadas ou fornecidas no site não  garantem resultados futuros. Antes de tomar de decisões no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, consulte um consultor financeiro.

Entre Em Contato

We're sorry, your request failed. Please try again in a little while.