Um banco global precisava melhorar o seu processo de avaliação de clientes que solicitavam crédito, especialmente daqueles considerados como "no hit": impossíveis de serem avaliados a partir de dados oferecidos pelos bureaus de crédito ou dos registros das instituições financeiras.
A companhia necessitava de uma solução de análise de crédito que pudesse incorporar dados complementares e outros elementos que auxiliassem na análise e oferta de crédito. Era preciso compor o perfil desses clientes com variáveis indiretas e realizar uma avaliação mais assertiva no processo de concessão, permitindo que o banco rentabilizasse sua carteira de produtos com esses novos correntistas.
Estima-se que cerca de 60 milhões de brasileiros tenham CPFs negativados nos bureaus de crédito tradicionais. Além disso, há um universo de pessoas ainda invisíveis para essas instituições: novos consumidores, pessoas desbancarizadas e outros perfis que surgem à medida que entram no mercado de trabalho. O banco precisava estimar o risco desta base de maneira mais acurada e assim ofertar produtos ajustados a este público.
Com a importação de uma amostragem de informações de clientes para montagem de uma prova de conceito, foi aplicado o Score 3D da TransUnion para identificar dados de fontes alternativas, os quais permitiram montar um perfil dos clientes "no hit" que procuravam pelo serviço do banco.
Dos 12% de usuários que estavam ocultos para a base de dados do banco foi possível utilizar 99% das informações alternativas para estabelecer um perfil que permitisse uma análise de crédito. A instituição passou a ter maior assertividade em suas ofertas e, por sua vez, o usuário final passou a contar com maiores possibilidades de crédito para concretizar seus desejos e planos.
São dados complementares aos disponibilizados pelos bureaus de crédito, e auxiliam as empresas a ampliarem a assertividade de análise de risco de forma objetiva através de algoritmos matemáticos e estatísticos. Adicionalmente são um importante instrumento de inclusão de jovens, pessoas com pouco histórico de mercado, sub-bancarizadas e desbancarizadas.
"O banco passou a ter mais assertividade em suas ofertas de crédito a partir do uso das soluções TransUnion. Foi possível incluir 99% das informações alternativas de perfil de crédito de 12% de usuários que estavam ocultos para a base de dados da instituição, auxiliando na compreensão de suas necessidades e na melhor oferta de produtos financeiros."
- Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion Brasil
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