A presença em um novo mercado e a entrega de serviços ao cliente como líder em sua indústria aumentou a responsabilidade em relação à prevenção à fraude, mas a capacidade da empresa em impedir a fraude organizada não acompanhou o mesmo ritmo.
Facilmente acessível por meio de uma interface intuitiva e amigável, a solução Device Risk ajudou a revelar as conexões entre dispositivos que estavam acessando contas fraudulentas, sem interferir na experiência dos bons clientes.
A 4Finance obteve uma redução de 40% na taxa geral de fraude, fortaleceu a detecção dos casos suspeitos usando as evidências de fraude de empresas pares em seu segmento, e acelerou o processamento de solicitações de empréstimo para clientes confiáveis.
Empresa inovadora de serviços financeiros tem uma relevante redução de fraudes em suas operações a partir do uso da solução Device Risk da TransUnion.
No mundo dos empréstimos de curto prazo, agilidade significa sucesso. O atendimento rápido ao cliente incentiva o marketing boca a boca e a fidelização, mas também atrai fraudes.
Como líder global em soluções financeiras inovadoras, a missão da 4Finance de oferecer um serviço rápido beneficia seus clientes, ao mesmo tempo em que expõe uma vulnerabilidade convidativa também para fraudadores. Se os criminosos conseguirem enganar as medidas automatizadas de risco de crédito e de “Know Your Customer” (KYC), eles poderão fazer grandes empréstimos, que nunca serão pagos. Pior ainda, os fraudadores usarão as identidades de outras pessoas para cometer o crime.
Com agilidade, a 4Finance construiu sua reputação com base na transparência, justiça e cooperação ativa com autoridades governamentais e grupos de proteção aos direitos do consumidor. O crescimento impressionante da empresa, desde o seu lançamento, fala por si: em um único ano chegou a originar 4,6 milhões de transações de empréstimos cujo valor total ultrapassou os 800 milhões de euros. Impedir os fraudadores apoia os resultados financeiros, a reputação e os objetivos de crescimento da 4Finance
“Cada novo país em que passamos a operar significa um novo ambiente de fraude que merece a atenção de minha equipe”, diz Lasma Supe, Fraud Leader da 4Finance.
“Os fraudadores nos testam para ver até onde conseguem ir. Por exemplo, em um país, podemos ver uma preferência por roubo de identidade, enquanto em outro as aquisições de contas fraudulentas são mais comuns. Criar dezenas de artifícios para tirar proveito das promoções e campanhas pode ser a tática mais popular em um terceiro. A TransUnion nos ajuda a minimizar todos os modelos de ataques e limitar nossa exposição ao risco de fraude.”
Supe e sua equipe orientam a 4Finance sobre o delicado equilíbrio entre a taxa de aceitação e o risco de fraude. Se os controles forem muito rígidos, os clientes legítimos podem ficar frustrados. No caso de os controles serem mais frouxos, os fraudadores poderiam fazer mais empréstimos "unilaterais".
Fraudadores “quase impossíveis” de detectar sem a impressão digital do dispositivo.
Em uma etapa anterior à fraude, os criminosos compram ou roubam carteiras de identidade, por meio de terceiros, para solicitar o valor máximo possível do empréstimo. As vítimas tendem a ser extremamente jovens ou idosas; pessoas que raramente se candidatam a empréstimos de curto prazo.
“Antes de utilizarmos a solução TransUnion, os fraudadores enviavam o máximo de solicitações de crédito a partir de um único dispositivo o mais rápido possível”, disse Gatis Ilgazs, analista de fraude da empresa. “Se não pudéssemos conectar clientes com seus dispositivos ou endereços IP reais, o alerta de possível fraude não seria disparado. A TransUnion nos dá essa visão. Agora, podemos reconhecer contas associadas e monitorá-las muito mais de perto. É fácil e rápido identificar os padrões dos fraudadores, associá-los aos seus cúmplices e mantê-los fora de nossos sistemas. Seria quase impossível fazer isso sem a tecnologia de impressão digital do dispositivo, como o TruValidate.”
As expectativas dos clientes em relação à agilidade na resposta de solicitações aumentam a pressão sobre o departamento de fraude.
Antes de implementar o TruValidate, solução de prevenção a fraudes da TransUnion, a 4Finance já tinha uma série de medidas antifraude para confirmar a identidade dos clientes e avaliar seu risco de crédito envolvido. Mais conexões entre esses pontos de dados significa transações mais seguras. Mas o processo se tornou demorado e o departamento de fraude da 4Finance precisava de uma solução que pudesse acompanhar a velocidade oferecida pela empresa e seu rápido crescimento em novos mercados.
O Device Risk fornece uma visão em tempo real sobre o risco de dispositivos e revela vínculos entre grupos de dispositivos e contas aparentemente não relacionadas. Ele reconhece e registra as interações digitais dos usuários ao longo do tempo, sem exigir informações de identificação pessoal. Como resultado, os clientes da TransUnion, como a 4Finance, estão mais bem equipados para tomar decisões de negócios rápidas, conduzir análises de impacto e impedir ações de fraudadores.
Em uma corrida para combater a fraude em canais digitais, os aliados fazem a diferença.
“Fiquei muito surpresa com o quão bem as evidências de outros clientes da TransUnion - até mesmo de nossos concorrentes - nos atendem”, afirma Supe. “É por isso que também inserimos as nossas evidências. Quanto mais contribuímos com essa aliança, todos nos beneficiamos.”
É graças a usuários como a executiva Supe que o Device Risk oferece um valor incomparável. Através do uso por diversos clientes, a solução é capaz de gerar análises de reputação para mais de 7 bilhões de dispositivos e relatar mais de 83 milhões de incidentes de fraude. Muitas das principais empresas de serviços financeiros do mundo, compartilham mais de 40* tipos de evidências, como fraude de cartão de crédito, roubo de identidade, inadimplência de empréstimo e aquisição de conta.
Esta é uma marca registrada do serviço da TransUnion. Vários credores potencializam seus esforços antifraude, contribuindo e usando as evidências uns dos outros. Com o TruValidate, é fácil para os profissionais antifraude compartilharem informações sobre dispositivos usados para golpes e segmentar evidências de setores não relacionados.
Supe ficou satisfeita com a facilidade de uso. “A solução oferece flexibilidade para monitorar nosso sistema. Assim que notarmos um novo padrão suspeito, podemos agir para controlar nossa exposição à fraude em tempo real. Não precisamos esperar que nosso departamento de TI faça as mudanças.”
Os benefícios para os clientes vão além do serviço rápido
Por enquanto, a 4Finance usa o TruValidate apenas no registro de novos clientes. Mas, com o potencial de falsos positivos quando os clientes substituem ou atualizam seus dispositivos, Supe afirma que estão planejando usar as soluções da TransUnion para nos ajudar a evitar isso. “Em breve, vamos usá-las em empréstimos repetidos, para ver como nossa base de clientes se conecta aos nossos serviços. Estamos até mesmo experimentando o uso para score do cliente e para subscrever o risco de crédito de forma mais precisa. As informações do dispositivo, que retornam dos sistemas da TransUnion, são essenciais para os modelos usados pelos nossos analistas de dados.”
No final, a prioridade é reduzir a exposição da empresa à fraude. “Medimos as tentativas de golpes como uma porcentagem das novas vendas”, diz Supe. “Antes de implementar o Device Risk, nossa taxa de fraude era de 6% dos novos clientes. O simples fato de implementar a solução nos ajudou a diminuir isso em 40%.”
“Agilidade é a razão de sermos líderes de mercado na maioria dos países em que operamos. Estamos sempre buscando o equilíbrio entre nossa taxa de aceitação e nosso risco de fraude.” - Lasma Supe, Fraud Leader, 4Finance
*OBS: Dados referentes à época em que o caso foi escrito
Aviso
As informações postadas neste blog eram precisas no momento em que foram publicadas. Nós não garantimos a exatidão ou integridade dessas referências fornecidas com o passar do tempo após a sua publicação. Os dados contidos no blog da TransUnion são fornecidos apenas para fins educacionais e não constituem aconselhamento legal ou financeiro. Você deve consultar seu próprio consultor financeiro sobre sua situação particular ou a de sua empresa.
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