As fraudes virtuais continuam em alta, mas o foco dos criminosos muda de acordo com o crescimento de cada setor. Segundo Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções globais de prevenção à fraude da TransUnion, “é comum que os fraudadores mudem seu foco de um período para o outro, tendendo a procurar indústrias que vivem em franca expansão de crescimento”.
Um exemplo dessa mudança repentina de foco foi vista no segmento de serviços financeiros. De janeiro até março de 2021, o Brasil registrou um aumento de 612% nas fraudes nesses setores. Porém, quando esse período é comparado ao segundo trimestre de 2021, o país registra uma queda de 20,2% nos golpes voltados para bancos e outras instituições financeiras.
Mas, para onde os fraudadores estão direcionando seus esforços atualmente?
Os fraudadores viram novas maneiras de capitalizar oportunidades à medida que as viagens começaram a reabrir. E, em 2021, as fraudes no mercado brasileiro de Viagens & Lazer registraram aumento de 255,1%.
A partir de maio de 2021 a população brasileira já iniciava o processo de vacinação e a atividade turística começou a crescer mês a mês. Este setor estava em pleno processo de reabertura e, para 2022, a expectativa é de recuperação total do turismo doméstico. Um prato cheio para os fraudadores.
Uma empresa do setor de turismo, que já usa a plataforma ZipOnline da TransUnion para validações cadastrais com foco em prevenção à fraude e validação de identidade está conseguindo passar por este cenário da economia brasileira sem maiores problemas.
Através de consultas à base de dados da solução, a empresa consegue se prevenir contra altos níveis de falso positivo e contra fraudes de identidade sintética (uso de informações falsas ou falsas combinadas com verdadeiras, com a finalidade de originar uma nova identidade cadastral), muito comum atualmente. Além disso, a empresa atinge baixos níveis de fricção com seus consumidores durante seu processo de vendas.
Para adquirir o ZipOnline, a empresa realizou uma série de testes, e a performance da solução em relação à quantidade de dados e à qualidade/relevância das informações entregues foi excelente.
Desde então, a empresa verifica as informações fornecidas por seus clientes comparando-as com as informações disponíveis no ZipOnline e consegue separar rapidamente bons clientes dos clientes suspeitos nas fases de cadastro e de venda.
Este processo gerou impactos positivos em sua operação, a exemplo de maior assertividade na confirmação de identidades, redução considerável no número de fraudes e da não geração de atritos indevidos com os bons clientes. O sucesso na operação mantém o ZipOnline como o principal bureau de dados cadastrais usado pela empresa até hoje.
A TransUnion acredita que, com o ZipOnline Antifraude, as corporações conseguem explorar o potencial do mercado com conhecimento e segurança, se protegendo contra fraudes mesmo em cenários ou situações adversas.
Quer saber mais sobre esta solução e sobre nós? Acesse ZipOnline
Fonte principal: As COVID-19 Lockdowns Lift, Fraudsters Shift Focus | TransUnion
We're sorry, your request failed. Please try again in a little while.