O DESAFIO
Uma seguradora com operação internacional buscava automatizar seu processo de direcionamento de segurados para vistoria de automóveis. Era preciso tomar decisões rápidas e assertivas entre clientes e veículos que deveriam ser direcionados para o modelo de serviço chamado autovistoria, isso é, que não demandam a ida do cliente à seguradora, ou para a vistoria presencial.
A companhia precisava de uma ferramenta que permitisse otimizar tempo e recursos da equipe de atendimento, identificando os bons clientes e veículos em melhor condição para os casos de autovistoria.
Além disso, era preciso gerenciar os riscos de fraude envolvidos na autovistoria. Para tanto, a segmentação do cliente com informações preditivas era fundamental.
A SOLUÇÃO
O Score 3D ajudou a seguradora a categorizar sua base de clientes para estratégias de fidelização. Por meio do cruzamento de dados alternativos, foi possível compor o perfil dos segurados, o que trouxe como resultado a tomada de decisões mais assertivas, ágeis e estratégicas. O projeto contou com um período de testes para verificação da aderência entre a base de dados da Sancor e a da TransUnion. Após as verificações, o mesmo entrou em execução.
O RESULTADO
Esse projeto piloto de autovistoria dos segurados iniciado pela empresa levou a seguradora a ganhar em imagem e reputação como uma empresa inovadora. Para o cliente final, os ganhos se traduzem em rapidez e praticidade de atendimento, evitando o processo mais demorado da vistoria tradicional dos veículos. Como o processo tem uma sazonalidade, os resultados em termos quantitativos serão compilados após novos ciclos de autovistorias.
DADOS ALTERNATIVOS
São dados complementares aos disponibilizados pelos bureaus de crédito, e auxiliam as empresas a ampliarem a assertividade de análise de risco de forma objetiva através de algoritmos matemáticos e estatísticos. Adicionalmente são um importante instrumento de inclusão de jovens, pessoas com pouco histórico de mercado, sub-bancarizadas e desbancarizadas.
" Com o uso das soluções TransUnion, a Seguradora ganhou agilidade e reputação com o processo de autovistoria de veículos, enquanto foi oferecida mais praticidade aos segurados, evitando as tradicionais vistorias presenciais".
-Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion Brasil
Versão do Case Study Para Download
Download do Estudo de Caso