O impacto da inflação sobre as seguradoras em 2023: Como se manter em um cenário econômico desafiador

Mulher fazendo as contas em uma calculadora

A garantia de prêmios de seguro em tempos de inflação

Antes de explorarmos as iniciativas que uma seguradora pode implementar para ir além da gestão de crise para gerar receita em um ambiente inflacionário, vamos entender as dificuldades impostas pelas atuais condições do mercado atual.

Uma baixa em 30 anos

Milhões de consumidores de todas as classes sociais de países como Reino Unido, Canadá, África do Sul e Brasil enfrentam as consequências da inflação crescente e altas taxas de juros causada pela diminuição salarial.

Por que mais vulneráveis?

A crise dos salários afeta diretamente a renda das pessoas - que no momento tem sido destinada a grandes gastos, como aluguel, hipotecas e amortização do financiamento de veículos. Quando observamos que os gastos com cartão de crédito, empréstimos, combustível, alimentação e moradia estão batendo recordes de alta de juros, prêmios e valores de seguros podem se tornar vulneráveis à priorização das pessoas. As apólices de curto prazo e de vida podem ser vistas como caras e não relevantes - uma vez consideradas apenas lógicas e coerentes como cobertura. Seguros de carro abrangentes podem ser reduzidos à cobertura de terceiros, e seguros de vida cinco estrelas podem ser diminuídos para coberturas três estrelas.

Crescentes Tentativas de Fraude

Quando despesas diárias básicas, como alimentação e combustível, competem com pagamentos de dívidas e outras obrigações financeiras recorrentes, a pesquisa mostra um aumento nas fraudes sindicalizadas e individuais que aparecem como registros de sinistro inventados ou inflacionados.[1]

[1] Press release de Aviva de 2022

 

Taxa de suspeitas de fraude digital por setor: 159,4% em Seguros 

Fonte: Tendências de Fraude - Análise Trimestral comparando Q2 2022 com Q2 2021

O procedimento padrão imediato em resposta às alterações econômicas

Para enfrentar as mudanças nos comportamentos de consumo, a exemplo de ajustes de benefícios, reduções de prêmios e defasagem em pagamentos, as seguradoras geralmente congelam as atividades de marketing e vendas, buscam cortar despesas operacionais e recuam até que a crise econômica passe.

Perguntas necessárias

Isso faz sentido quando se espera uma crise em curto prazo. Mas e se a crise se estender por um, dois ou mais trimestres?

Em um mercado em que as seguradoras estão considerando aumentos de taxas para ajudar a cobrir custos operacionais inflacionados, será que os atuais altos números de retenção (até 95% em alguns setores) vão se manter se os consumidores começarem a procurar ofertas mais baratas ou mais flexíveis em empresas concorrentes?

Quando o mercado voltar a se movimentar, como as seguradoras que não monitoraram as atividades de seus clientes – ou deixaram de vender seguros de alta qualidade para sua atual base – estarão posicionadas para crescer?

O poder da análise que pode ser implementada

Existem ferramentas para implementar mudanças eficazes e acessíveis nos sistemas e processos atuais de forma a ajudar a diminuir a queda das receitas, aumentar os prêmios das apólices de clientes com comportamentos incostantes, monitorar e gerenciar melhor os riscos de negócios potencialmente fraudulentos e solicitações de sinistros super faturadas.

Providências fáceis para um mercado difícil

Use algum tipo de defesa para mitigar os impactos das fraudes. Isso pode ser feito de maneira rápida e fácil usando soluções de software baseadas em inteligência artificial e orientadas por dados para automatizar com segurança os processos de solicitações de seguro e sinistros.

Gerencie sua base atual. A maioria das seguradoras pode ter melhores resultados ao se comunicar e atualizar diariamente com suas pessoas seguradas. O seu público é uma fonte rica a partir da qual é possível desenvolver novos negócios com base nas mudanças de demandas e circunstâncias de vida que podem ser monitoradas, entendidas e atendidas.

Passe a segmentar os clientes de modo a alinhá-los com várias métricas estratégicas. Uma visão abrangente das mudanças de hábitos de seus consumidores pode ajudar a gerenciar melhor os prêmios direcionados, ajustar a cobertura, priorizar conjuntos que dão mais lucro e lançar campanhas de cross-selling e up-selling.

Agregue valor por meio de empatia e orientação financeira. Poucas pessoas não são impactadas por crises econômicas. As seguradoras podem auxiliar os consumidores a usar ferramentas que os ajudem a entender seus perfis de crédito, a ser alertados sobre o uso fraudulento de suas identidades e a fazer alterações que contribuam para melhorar seus scores de crédito.

Como usar informações para tomar decisões mais inteligentes?

1. Automatize o processamento de sinistros por meio da integração de processos de decisão baseada em dados.

2. Faça análise personalizada do portfólio para identificar clientes vulneráveis e inconstantes.

3. Segmente sua base para definir estratégias eficazes de tratamento usando recursos como reter, fazer vendas cruzadas e dar assistência.

4. Monitorar dinamicamente as pessoas seguradas para manter os perfis de segmentação atualizados (o ambiente é dinâmico e os impactos são constantes).

Fale com um representante da TransUnion para saber mais sobre como as soluções antifraude e de decisão podem ajudar sua empresa a atuar no mercado dinâmico que estamos enfrentando no início deste 2023.

Entre Em Contato

We're sorry, your request failed. Please try again in a little while.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.