Consumer Pulse Q1 2022

O impacto na renda aumenta e a preocupação com a capacidade de pagar contas e empréstimos é alta: No 1º trimestre de 2022, 40% das pessoas consumidoras brasileiras indicaram que sua renda familiar diminuiu nos últimos três meses. Apesar disso, 71% esperavam que sua renda aumentasse nos próximos 12 meses; 24% esperavam que permanecesse a mesma; e apenas 5% esperavam que ela diminuísse. Perda de empregos e redução de salários continuam sendo as principais causas da redução da renda: 24% de todas as pessoas entrevistadas disseram que alguém em sua casa perdeu o emprego e 22% tiveram o salário reduzido no último mês. Os impactos da perda de renda foram refletidos por 77% das pessoas consumidoras pesquisadas que citaram preocupação com sua capacidade de pagar contas e empréstimos integralmente, e 49% esperavam cortes em gastos pessoais facultativos (por exemplo, comer fora, viagens e  entretenimento) nos próximos três meses. Apesar disso, 71% não esperavam reduzir gastos com serviços digitais ou atendimento/serviços médicos (67%).

As principais preocupações das pessoas consumidoras em 2022: Novas variantes da COVID-19, inflação, taxas de juros crescentes, acesso à saúde devido à falta de funcionários e disponibilidade de alimentos com preços justos estão entre as cinco principais preocupações da população brasileira em 2022. Essas questões complexas podem influenciar as decisões de gastos e crédito. Especificamente, enquanto 77% das pessoas consumidoras expressaram estar extremamente ou muito preocupadas com a inflação (e 97% estarem pelo menos um pouco preocupadas), 84% de todas as pessoas consumidoras disseram que estão fazendo alterações nos gastos devido à inflação. Além disso, 56% das pessoas pesquisadas indicaram que o aumento das taxas de juros teve um grande impacto sobre a decisão de solicitar ou não crédito nos 12 meses seguintes.

Empoderamento das pessoas consumidoras e proteção da identidade: No 1º trimestre de 2022, 43% dos consumidores indicaram realizar mais da metade de suas transações on-line. Como fraudadores procuraram aproveitar essa preferência digital, 24% das pessoas consumidoras pesquisadas indicaram que foram alvos ou vítimas de fraude digital nos últimos três meses, cartões de crédito roubados ou cobranças fraudulentas pareceram ser os esquemas mais comuns relatados. (por 33% dos alvos de fraude). Além disso, 88% das pessoas indicaram preocupação em compartilhar suas informações pessoais; no entanto, 59% disseram que provavelmente forneceriam mais informações sobre si mesmas se isso significasse economizar dinheiro.

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