Consumer Pulse Q2 2022

As pressões sobre as finanças familiares permaneceram altas em relação a um cenário de incerteza da dinâmica macroeconômica: No 2º trimestre de 2022, 79% das pessoas entrevistadas no Brasil indicaram que estavam muito preocupadas com o impacto da inflação em suas vidas e 86% planejavam mudar seu comportamento de compra como consequência. Em um cenário de pressões econômicas, 37% das pessoas afirmaram que sua renda familiar diminuiu nos últimos três meses. A população de renda mais baixa foi a mais afetada e citou como principal motivo para isso a perda do emprego. De todas as pessoas entrevistadas, 24% disseram que alguém em sua casa perdeu o emprego. Um dado mais positivo é que 73% expressaram otimismo em relação a suas finanças para os próximos 12 meses.

Preocupação constante com fraude nos canais digitais: embora as transações on-line continuem sendo realizadas (43% das pessoas afirmaram que fizeram mais da metade de suas compras on-line), 27% disseram ter sido alvos ou vítimas de fraude digital. Como consequência, as pessoas se tornaram mais cautelosas para se proteger, principalmente ao reduzir o compartilhamento de informações pessoais e monitorar com mais frequência seus relatórios de crédito.

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