De acordo com o Relatório Global de Tendências de Fraude Digital Omnichannel 2023, a fraude digital voltou a ter características similares ao período de 2019 (pré-pandemia), em nível global. No entanto, com o aumento do volume de transações digitais, o risco para organizações e indivíduos ficou ainda maior.
Nosso estudo apresenta insights e recomendações para a implementação de estratégias de prevenção a fraudes utilizando a inteligência de dados de forma efetiva, promovendo a construção da confiança com consumidores em jornadas que valorizem a segurança nas experiências do cliente nos diferentes canais.
As tendências de fraude omnichannel destacadas no relatório incluem:
- Pessoas mal intencionadas estão usando todos os canais digitais disponíveis para acessar as contas de consumidores:
- No Brasil, 47% das pessoas entrevistadas desistiram de fazer compras ou preencher um formulário on-line por não confiarem que seus dados estariam seguros;
- As principais preocupações com fraude entre consumidores do Brasil estão relacionadas a fraudes de vishing, roubo de identidade e phishing;
- Crescimento das transações digitais está impulsionando a exposição ao risco de fraude globalmente:
- 4,6% das transações digitais foram potencialmente fraudulentas no período avaliado;
- O aumento de 80% nas transações digitais resultou em um crescimento de 80% nas suspeitas de fraude digital a partir de 2019;
- Dados de identificação roubados estão sendo usados como meios para cometer fraudes cada vez mais sofisticadas:
- Aumento de 83% nas violações de dados relatadas publicamente nos EUA de 2020 a 2022;
- Dívidas em aberto no valor de US$ 4,6 bilhões estão relacionadas ao possível uso de identidades falsas para acesso a financiamento de veículos, cartões de crédito, cartões private label (emitido, por exemplo, em lojas de varejo) e empréstimos pessoais sem garantia nos EUA.