Para atendimento ao consumidor do Cadastro Positivo em casos de Menores de 18 anos, Pessoas Com Deficiência (PCD), Idosos, Analfabetos, Curadores ou por Procuração é necessária a validação das informações para confirmar a identidade e evitar qualquer tipo de fraude de documentos.
Para isso, antes de solicitar nossos serviços de atendimento, deve-se seguir os passos abaixo, de acordo com seu caso, para a aprovação da autenticação.
IMPORTANTE: Os documentos de identificação precisam conter foto e número do CPF (Ex.: CNH - Carteira Nacional de Habilitação) e deverão ser enviados somente via correspondência.
Menores de 18 anos
- No formulário deverá constar os dados do menor, enquanto a assinatura deverá ser do Responsável Legal com firma reconhecida em cartório.
- No formulário deverá constar a observação de que a solicitação foi assinada pelo Responsável Legal.
- É necessário enviar cópia do documento de identificação do menor e dos pais para mostrar o vínculo parental.
- Em caso de Tutores, é preciso enviar uma cópia do Termo de Tutela.
Pessoa com Deficiência - PCD (Decisão Apoiada)
- No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do interessado e dos apoiadores. As assinaturas devem conter firma reconhecida em cartório.
- É preciso incluir cópia do Termo de Decisão Apoiada homologado pelo juiz, contendo os limites do apoio e o prazo de vigência, bem como a indicação das pessoas que prestarão o apoio.
- É necessário enviar cópia dos documentos de identificação dos apoiadores e do interessado (apoiado).
Analfabetos
- O interessado deverá ir ao Tabelião de Notas com o formulário em mãos para lavrar uma declaração pública com todas as informações que deseja atualizar.
- A declaração pública deverá ser assinada por outra pessoa a seu pedido, na presença do agente delegado do Poder Público.
- O Tabelião de Notas é responsável por cumprir todas as exigências da lei.
- Deve constar na Declaração Pública: a assinatura das partes, do escrevente e do Tabelião ou de seu substituto. Se a pessoa que faz a solicitação não puder ou não souber assinar, um terceiro pode assinar pelo interessado. Neste caso, é necessário colher impressão digital, exclusivamente com a utilização de coletores de impressões digitais. Não é permitido o uso de tinta para carimbo.
- É necessário enviar cópia dos documentos de identificação do interessado.
Curadores (Idosos e PCD)
- No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do curador com firma reconhecida em cartório.
- No formulário deverá constar a observação de que a solicitação foi assinada pelo Curador e informar que o interessado é incapaz de assinar o documento.
- É preciso incluir uma cópia do Termo de Curatela, observados os limites do documento.
- É necessário enviar cópia dos documentos de identificação do curador e do interessado (curatelado).
Por Procuração
- No formulário deverão constar os dados do Interessado e a assinatura deverá ser do Procurador com firma reconhecida em cartório.
- Anexar a procuração/autorização (original ou cópia), com firma reconhecida em cartório e poderes específicos para atualizar dados cadastrais na base de dados da TransUnion.
- É necessário enviar cópia dos documentos de identificação do Procurador e do interessado.